EMÍLIA NADAL


Art Pop

Serigrafia  Ι 55x36 cm Ι 1976
Cotação: 200 Euros
[+] 

EMÍLIA NADAL


De ascendência catalã, Emília Nadal nasceu em Lisboa em 1938.

Formação Académica

Curso de Cerâmica Decorativa na Escola de Artes Decorativas António Arroio e licenciatura em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1960). Iniciou-se na gravura com Maria Gabriel e Ilda Reis, na Cooperativa Gravura (1974). Frequentou um workshop de Holografia Goldsmiths’College, University of London (1983).

Referências 

Recebeu os Prémios Anunciação e Lupi de Pintura da Academia Nacional de Belas Artes 

(1959) e uma Bolsa da Fundação Gulbenkian para Investigação em Comunicação Visual para o projecto “Embalagens para Conteúdos Naturais e Imaginários Liofilizados”, que desenvolveu nas áreas da pintura, desenho, gravura, objectualismo e video-performance (1976-1979).  

Menção do XVI Prémio Internacional de Desenho Joan Miró (1977) e Prémios de Edição na I e na II Exposição Nacional de Gravura (1977-1979). Participou na pintura do painel colectivo alusivo ao 10 de Junho de 1974, iniciativa do Movimento Democrático de Artistas Plásticos.

 Representou a Sociedade Nacional de Belas Artes no Conselho Nacional de Educação. Com Jorge Barreto Xavier elaborou o Parecer “Educação Estética, Ensino Artístico e sua Relevância na Educação e na Interiorização dos Saberes”.(CNE-1998). .Integrou a Comissão de Estudos da área de Desenvolvimento Pessoal e Social e o Secretariado Entreculturas (ME). 

E o 5º Grupo de Estudos de Reflexão Prospectiva sobre “O Futuro da Educação em Portugal. Tendências e Oportunidades”(DAPP). Com Sérgio Grácio, elaborou e publicou o tema “Modos Diferenciados de Aprender e Saberes do Futuro”, DAPP-2000. 

Comunicações em Colóquios, Congressos e Seminários e publicação de artigos sobre “Educação Estética e Ensino Artístico” (“Inovação”vol.3-1990) e sobre temas relacionados com Arte e Comunicação, Imagem e Violência, e Violência contra as Mulheres.

Fez parte do Conselho Consultivo da Fundação Gulbenkian e da Direcção da S.N.B.A., presidindo actualmente à Mesa da Assembleia Geral da Instituição. 

Em 2013 foi condecorada Pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial do Mérito Civil 

Actividade como Artista Plástica 

Expõe desde 1957 e participou em numerosas exposições colectivas e de grupo em Portugal e no estrangeiro, a título individual ou em representação da pintura e da gravura portuguesa contemporânea, em Espanha, França, Finlândia, Alemanha, Suécia, Grécia, Inglaterra, Itália, Brasil, Alemanha, Nova Zelândia, México, Bulgária, ex-Jugoslávia, Polónia, Macau e Japão. 

(fonte: https://www.saomamede.com/)


voltar