René Francisco nasceu em 1960 (Holguín, Cuba). É um artista plástico de referência. Formou-se em 1982 no ISA (Instituto Superior de Arte). É docente nesta instituição.
René Francisco fala com admiração e expansivamente sobre o ISA, que para ele não é apenas uma escola onde se aprende a pintar mas sobretudo uma escola de ideias, onde os professores tentam moldar os alunos. Vários ex-alunos de René Francisco, como Alexandre Arrechea, Wilfredo Prieto e Duvier del Dago Fernandez, são hoje figuras incontornáveis das artes plásticas cubanas.
René Francisco é um artista que tem feito muito pela causa da arte conceptual e pelo desenvolvimento da comunidade. O seu compromisso com a El Romerillo, uma das favelas mais conhecidas de Havana, estende-se para além do interesse artístico. Em 2003, recebeu uma bolsa duma fundação de Berlim, que ele decidiu usar também para criar um projeto de arte de apoio aos moradores de El Romerillo. René adota uma abordagem artística que releva o conceito de fragmentação ou diferença social, apresentando reflexões sobre a nacionalidade cubana na iminência de um novo e importante capítulo político para o país.
Desenvolveu uma técnica própria, meticulosa, com pontos. A sua pintura aborda temas sociológicos e políticos. Prémio Nacional de Artes Plásticas de Cuba (2010), as suas obras foram apresentadas em exposições individuais e coletivas nos Estados Unidos, Américas Central e do Sul e Europa, bem como na Bienal de Veneza (1999 e 2007), na 26ª Bienal de São Paulo (2004), na 2ª Bienal de Salónica (2009) e na Bienal de Havana (1997 e 2000).
ver anexo