Kcho (Cuba, 1970) é um artista plástico de renome mundial, que tem contribuído para o desenvolvimento da Arte Contemporânea. Kcho, ou melhor, Alexis Leyva Machado, nasceu na Ilha de la Juventud, em Cuba. Obteve o seu bacharelado em Artes Plásticas na Escola Nacional de Belas Artes, em Havana. Começou a interessar-se pelo desenho desde muito jovem e sua principal influência foi Bruce Nauman (EUA, 1941). A maioria das obras de Kcho são construídas a partir de formas de barcos. Ele usa materiais reciclados e madeiras velhas das docas e de barcos abandonados. Cresceu rodeado pela água. Incorporou muitos ícones e imagens do quotidiano de Cuba nas suas esculturas.
Algumas das suas obras mais notáveis ??do incluem Coluna Infinita, Las Playas Infinitas, e El Camino de la Nostalgia. Em 1995, Kcho ganhou o prestigioso prémio da Bienal de Gwangju na Coreia do Sul. Em 1996, Kcho começou a mostrar o seu trabalho no Centro Nacional de Arte Contemporânea, em Montreal, Canadá, assim como no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, CA e no Museu Nacional Raínha Sofia, em Madrid, Espanha, bem como em muitos outros importantes museus e galerias.
Em 1992 foi nomeado membro do júri do Salão Nacional do Museu do Palácio Nacional de Belas Artes, em Havana, Cuba. Em 1994, recebeu uma bolsa da Fundação Ludwig de Cuba. No ano seguinte recebeu o Prémio UNESCO para a Promoção das Artes, em Genebra, Suíça. As suas obras estão em exposição permanente em algumas das coleções mais importantes e museus de todo o mundo, incluindo o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Museu de Arte Universidade do Arizona em Tempe e o Centro de Arte Walker, no Minnesota. Kcho vive e trabalha em Cuba. (fonte: Artnet)
Site Pessoal: www.kchoestudio.com